Itaipu destina R$ 10 milhões para esporte, feiras e festivais
Uma informação importante para as entidades públicas e privadas dos 434 municípios de abrangência da Itaipu Binacional - 399 do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul: já estão disponíveis no site da binacional os editais de seleção para a escolha de patrocínios voltados a projetos nas áreas de esportes, cultura e feiras municipais.
Ao todo, estão sendo destinados R$ 10 milhões: R$ 3,5 milhões para eventos esportivos, outros R$ 3,5 milhões para feiras e exposições e R$ 3 milhões para a área cultural. Os critérios para aprovação dos pedidos e o valor que caberá a cada projeto dependerá de sua importância para a população ao qual está voltado.
As inscrições de propostas serão abertas aos interessados no dia 1º de novembro, no caso de esportes, em 1º de dezembro, para ações culturais, e 1º de janeiro de 2025, para pedidos de patrocínio para feiras municipais.
A ideia é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos, otimizando a gestão e a alocação de recursos. Esta medida permite maior controle sobre a prestação de contas e garante que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.
A chefe da Comunicação Social da Itaipu e coordenadora do Comitê de Patrocínios, Ana Paula Hedler, explica que o patrocínio, dentro da estratégia de comunicação social, desempenha um papel essencial na construção e fortalecimento da imagem e reputação institucional das empresas. "Ele funciona como uma ferramenta eficaz para gerar visibilidade e engajamento, promovendo não apenas a marca, mas também os valores que sustentam nossas ações na Itaipu Binacional".
Ainda segundo ela, a centralização dos pedidos de patrocínio em períodos específicos, conforme estabelecido nos editais, oferece um aprimoramento significativo na gestão dos recursos destinados a essas iniciativas. "Isso permite otimizar os processos de seleção e prestação de contas, garantindo uma aplicação mais eficiente e focada dos recursos. Por meio de critérios técnicos claros e acessíveis, asseguramos maior transparência, além de ampliar o alcance e o impacto das ações apoiadas, em consonância com os nossos objetivos de responsabilidade social e de promoção do desenvolvimento sustentável", acrescenta.
CRITÉRIOS
Para avaliar a importância de cada projeto candidato a patrocínio, Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental. Será levado em conta, ainda, o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado. (Foto: Divulgação Itaipu)