O dente doeu à noite ou no fim de semana? Vá à UPA Tancredo
A UPA Tancredo, unidade de pronto atendimento localizada em frente ao Fórum de Cascavel, agora conta também com atendimento de casos de emergência na área odontológica. O consultório para esse fim foi inaugurado na noite de ontem (30) pelo secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, e pelo gerente de Saúde Bucal, Shady Yassine. O atendimento se dará de segunda a sexta-feira, das 22h às 7h, e aos sábados e domingos, durante as 24 horas.
Bailak explicou que já existe atendimento odontológico diário em 45 unidades de saúde, que, em caso de emergência, podem ser procuradas durante o dia. "Porém, nós tínhamos uma lacuna à noite e, principalmente, nos finais de semana. Quando você tinha uma dor de dente, era necessário procurar, por exemplo, a UPA, ser atendido pelo médico, que no máximo poderia prescrever um anti-inflamatório, um analgésico, e agendar o odontólogo para um horário em que ele estivesse atendendo", disse.
Já o gerente de Saúde Bucal, Shady Yassine, destacou que o consultório tem equipamentos de ponta, com a mesma qualidade dos existentes nas unidades de saúde. "O objetivo é fornecer o acesso odontológico para casos de urgência, onde a responsabilidade pelo acolhimento, atendimento e tratamento fica a cargo das unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde. Ocorre que tínhamos uma necessidade de amparo, essa necessidade de fornecer o atendimento odontológico de urgência durante 24 horas, principalmente porque quem tem um incômodo, uma dor odontológica durante a madrugada ou nos finais de semana, sabe o quanto isso é prejudicial", afirmou.
Para João Avanci, diretor do Consamu, o novo serviço trouxe um importante avanço. "É uma novidade em Cascavel. Não tínhamos esse atendimento para o paciente que, às vezes, ou teria que procurar um dentista particular, ou ficar com dor até o próximo dia útil. A UPA sempre prestou serviços, os médicos acabam fazendo uma analgesia, dando um remédio para dor, para suportar até o próximo dia. Agora isso não é mais necessário, temos um serviço extremamente qualificado", enfatizou. (Foto: Secom/PMC)