Vêm aí novas licitações voltadas a empresas sediadas em Cascavel
Apenas no mês de outubro, as empresas com sede em Cascavel poderão participar de licitações de mais de R$ 10 milhões a serem lançadas pela Prefeitura local. É o que está sendo levado ao empresariado por uma força tarefa liderada por Acic, Amic, Sindicato Rural e Sebrae.
"Há todo um suporte para que essas empresas possam se preparar e disputar as licitações com boas chances de vencer, fazendo com que esses recursos sejam injetados na economia local, fortalecendo negócios e gerando oportunidades", esclarece o presidente da Acic, Siro Canabarro.
As empresas que comercializam os produtos e serviços contemplados nos editais que serão lançados em alguns dias são: limpeza de caixa d’água, materiais elétricos, materiais de limpeza e materiais de higiene. Por meio do Escritório de Compras Públicas, que funciona há seis anos na Acic, já acontece um trabalho de identificação de empresas desses segmentos que receberão os editais para, diante do interesse, participar das disputas.
De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl, a política pública implementada pela lei denominada Cascavel Compra Legal prevê incentivos para as empresas locais classificadas como MPEs (micros e pequenas empresas) se tornarem fornecedores para o poder público com o tratamento diferenciado conforme previsto na legislação federal e municipal, fazendo com que os recursos permaneçam no município, gerando mais empregos, renda para as empresas, alavancando o desenvolvimento econômico e contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios e um maior retorno de impostos para o município de Cascavel.
A novidade, acrescenta ela, é que a administração lança cinco editais de exclusividade para compra de empresas de Cascavel e região. "O objetivo é fazer com que os impostos que arrecadamos e que nós, enquanto contribuintes pagamos, permaneçam aqui, fazendo com que os empresários fiquem cada vez mais fortes e atuantes com o poder público".
O município de Cascavel já compra mais de 59% de seus produtos localmente, mas tem uma margem grande para ampliar esse percentual, ressalta Adir Mattioni, consultor do Sebrae.
PREPARAÇÃO
O Escritório de Compras Públicas prepara uma programação especial de cursos para capacitar os empresários que queiram vender para o município. A programação já definida é a seguinte: 5 de novembro reunião de sensibilização; de 26 a 28 de novembro curso Licitação sem mistérios e de 2 a 6 de dezembro, cadastramento geral no Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores), e consultorias especializadas por demanda. (Foto: Divulgação)