Megaencontro internacional debate futuro da piscicultura
Começa nesta terça-feira (24) e vai até quinta (26), no Cataratas Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu, um dos maiores eventos mundiais sobre a produção de peixes. Trata-se do VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil, que vai reunir mais de 4.500 participantes, incluindo os maiores produtores de países como Brasil, Chile, Argentina e Paraguai e mais de 60 conferencistas de 12 países, além de colocar os produtores brasileiros em contado com importadores dos Estados Unidos, México e Oriente Médio.
As expectativas são positivas para o setor, que vive uma década de crescimento na produção, no consumo e no comércio internacional. Este quadro representa boas oportunidades para o Brasil, o quarto maior produtor mundial de Tilápia com 1,7 milhão de toneladas em 2023, atrás apenas da China, da Indonésia e do Egito.
"As exportações da piscicultura atingiram 36 milhões de dólares no ano passado. Neste ano, até o mês de junho, já atingimos o valor de tudo que exportamos em 2023. É um crescimento impressionante", adianta um dos conferencistas, o professor da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin.
Já a CEO do IFC Brasil, Eliana Panty, destaca que, paralelamente ao Fish Congress, serão realizados em Foz os seguintes eventos: Congresso Internacional de Aquicultura, Feira de Tecnologias e Negócios, 2ª Aquacultura 4.0, 2ª Rodada Internacional de Negócios e 4º Encontro de Mulheres da Aquicultura.
O IFC Brasil é correalizado pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Universidade do Oeste, UFPR e Funpar e patrocinado por CNPQ, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BRDE, Ministério da Pesca, Sanepar, Copel e Sebrae. (Foto: Jonathan Campos/AENPR)