Agro: dez municípios do PR estão entre os maiores produtores do BR
Dez municípios paranaenses aparecem entre os principais produtores nacionais da pecuária e aquicultura, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal 2023 divulgada nesta semana pelo IBGE. Os dois principais destaques são Toledo e Castro, o primeiro liderando a produção nacional de suínos, com 899 mil cabeças abatidas no ano passado, e o segundo campeão nacional do leite, com 454 milhões de litros produzidos.
Na suinocultura, que tem o Paraná com o segundo maior valor de produção, com 16,1% de participação, outra cidade do Oeste paranaense, Marechal Cândido Rondon, aparece em terceiro lugar nacional com 590 mil cabeças abatidas no ano passado, atrás apenas de Uberlândia (MG) e Concórdia (SC).
O Paraná tem ainda Carambeí como segundo maior produtor leiteiro e três entre os maiores produtores de pescado: Nova Aurora aparece em 2º com 19,5 milhões de quilos, Palotina em 4º com 15,3 milhões de quilos e Assis Chateaubriand em 5º com 13 milhões de quilos. A campeã nacional é Morada Nova de Minas (MG), com 20 milhões de quilos.
Outros municípios paranaenses que se destacam nacionalmente são Arapoti e Ortigueira, primeiro e segundo maiores produtores de mel, e Cianorte, quarto maior produtor de frangos do País. Por tudo isso, o Paraná tem o segundo maior valor nacional da pecuária, atrás apenas de Minas Gerais. Para acessar todos os números do IBGE, basta clicar AQUI. (Foto: Jonathan Campos/AENPR)