Grana extra à terceira idade
Os brasileiros com 65 anos ou mais têm direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), que garante um salário mínimo mensal desde que comprovem não possuir meios de prover a própria subsistência e não recebam nenhum benefício previdenciário.
Mas na pequena Itaipulândia, localizada no Oeste paranaense, os cerca de 2 mil moradores que já chegaram à chamada terceira idade poderão passar a receber um auxílio adicional equivalente a meio salário mínimo (R$ 754,50 hoje), independente de aposentadoria, Bolsa Família ou coisa que o valha.
"Quem já trabalhou merece uma atenção melhor do poder público. Sabemos que tem a versão federal deste benefício, mas este será exclusivamente do Município para as idosas e os idosos que, no caso de Itaipulândia, trabalharam por muito tempo em casa, na lavoura e em outros serviços da cidade", justifica o proponente da ideia, o candidato a vereador Marcio Gasparini.
"É mais um dinheiro que pode chegar ao comércio, comprar remédios nas farmácias, alimentos nos supermercados. Vai ajudar os idosos da Itaipulândia e ajudar também a movimentar a economia da cidade", acrescenta o candidato.
A ideia não parece ruim para Itaipulândia, que tem uma das maiores rendas per capitas do Brasil por conta dos royalties que recebe da Hidrelétrica de Itaipu, mas a situação financeira da imensa maioria das cidades do País não suportaria isso. (Foto: Divulgação)