Urgência e emergência em saúde são temas de simpósio no Ceavel
Regulação de leitos, política nacional de urgências e emergências e princípios de atendimento são alguns dos temas que estão sendo apresentados em um simpósio aberto na manhã desta quinta-feira (19), no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel), e que vai se estender pelo período da tarde, com oficinas temáticas focadas nos atendimentos psiquiátricos, pediátricos, ortopédicos e cardiorrespiratórios.
O Simpósio das Urgências e Emergências: Práticas e Desafios reúne profissionais da saúde e a primeira palestra coube a Marcia Huçulak, ex-secretária municipal de Saúde de Curitiba e atualmente deputada estadual. "A pandemia desestruturou todo o sistema de saúde, tanto no Brasil quanto no mundo, e em Cascavel não foi diferente. Porém, reestruturamos essa questão, melhoramos a atenção primária, cobrimos 100% do município com atenção primária e fizemos grandes avanços nos atendimentos de emergência. É claro que na saúde jamais chegaremos ao ideal, mas essas pessoas sabem que seguramente têm atendimento", explicou o secretário municipal Miroslau Bailak.
Rubens Griep, diretor da 10ª Regional de Saúde, destacou que o evento debate a organização da rede de urgências e emergências e como ela se integra aos demais pontos de atenção. "Quando tratamos desses temas, sempre abordamos um assunto delicado, pois estamos falando dos limites da vida das pessoas. Esta qualificação, promovida pelo Município de Cascavel, é direcionada justamente aos trabalhadores que estão no dia a dia dos plantões, atendendo pacientes em situações de urgência e integrando essa rede de cuidados", enfatizou. (Foto: Secom/PMC)