O arcebispo e as eleições
"Quem diz não gostar de política será governado por quem gosta. É impossível fugir disso. Melhor oferecer nossa adesão consciente, responsável e pacificadora", advertiu o arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, ao se manifestar sobre a campanha eleitoral em curso como forma de orientar as pessoas sobre como se conduzir neste período que precede a renovação do poder público em todos os municípios do Paraná e do Brasil.
Dom Peruzzo destacou a importância da escolha consciente e respeitosa dos candidatos e incentivou os cristãos a se guiarem pela "Cartilha de Orientação Política 2024", produzida pela CNBB Regional Sul 2 e lançada em julho deste ano. "São orientações muito simples e muito neutras, mas muito diretas, objetivas e esclarecedoras", enfatizou.
Dirigindo-se especificamente aos candidatos católicos, o arcebispo ressaltou que eles devem promover os valores cristãos, porém assumindo uma postura respeitosa e pautada nos discursos que reflitam a sabedoria e a fé. "Cuidado com as palavras. Ninguém constrói uma sociedade com linguagem ofensiva. Ninguém colabora para o bem comum agredindo e ofendendo aqueles considerados diferentes", concluiu ele, que é nascido em Cascavel. (Foto: Divulgação Arquidiocese de Curitiba)