Black Friday de Ciudad del Este espera ao menos 240 mil brasileiros
Uma das maiores datas do comércio da paraguaia Ciudad del Este, a Black Friday espera repetir os números do ano passado e receber ao menos 240 mil turistas entre 14 e 17 de novembro. O comércio paraguaio é reticente em divulgar o número de visitantes e os valores movimentados no período, mas a imprensa do país vizinho estimou em US$ 300 milhões as vendas do ano passado.
A capital do Alto Paraná é a maior cidade (304.282 moradores) da tríplice fronteira, formada ainda pela brasileira Foz do Iguaçu (258.248 habitantes), pelas paraguaias Presidente Franco (104.677) e Hernandárias (79.735 ) e a argentina Puerto Iguazú (105.268). "Esta iniciativa não só busca impulsionar o comércio local, mas também fortalecer a imagem da capital departamental como um centro chave para o turismo de compras", diz Said Taiyen, presidente da comissão organizadora do Black Friday.
A promoção está na sua 13ª edição e é, segundo os organizadores, a mais importante de Ciudad del Este, à frente até mesmo do período de Natal e de outros feriados. "Neste ano, também tivemos a crazy week em maio que coincidiu com o dia das mães no Brasil e no Paraguai e com a data de independência do país", diz Armando Nagib Gazzaoui, um dos coordenadores do evento.
PREÇOS CONVIDATIVOS
Com descontos entre10% e 70% na maioria dos produtos comercializados (eletrônicos, bebidas, celulares, roupas de grife, perfumes, brinquedos e itens de decoração), segundo Armando Gazzaoui, as duas datas se consolidaram no turismo de compras da região. "Apesar da baixa temporada, a crazy week recebeu 90 mil visitantes e também está consolidada", lembra.
Mesmo com a expectativa conservadora, Arnando Gazzaoui admite que o número de visitantes pode chegar a 240 mil, o que pode ser verificado no aumento dos patrocinadores e de lojistas inscritos na semana de vendas. "Já batemos o recorde de inscrições. As lojas participantes estarão identificadas com decorações personalizadas, com emblemas e logomarca da Câmara de Comércio de Ciudad del Este", diz ele.
Além das vendas em vários pontos da cidade, nas lojas de departamentos, shoppings, empresas, a semana vai mobilizar os prestadores de serviços de transportes, apresentações culturais e artísticas, a gastronomia e artesanato guarani. Para a segurança dos turistas, a Polícia Nacional, a Defesa de Direitos dos Consumidores e o Ministério Público já fizeram planos de prevenção e ação imediata em caso de qualquer situação. O Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha estarão presentes para garantir que os turistas tenham assistência necessária em caso de acidentes. A feira será ampliada e incrementada com artesanatos locais. (Foto: Divulgação)