Sistema Faep lança 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná
Com o intuito de valorizar cada vez mais essa cadeia produtiva, o Sistema Faep lança na próxima quarta-feira (18) a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná. A expectativa é que mais 600 produtos sejam inscritos, superando consideravelmente os 450 do ano passado. As inscrições serão abertas em 1º de dezembro deste ano e a premiação será no dia 30 de maio de 2025.
No lançamento, um comitê gestor formado não só pelo Sistema Faep, mas também por Sebrae-PR, IDR-Paraná, Sindileite-PR e Sistema Fecomércio-PR, vai apresentar o regulamento e as etapas do concurso.
O prêmio terá 21 categorias, de acordo com o leite utilizado (vaca, cabra ou búfala) e as características do queijo. Para participar, os produtores ou as agroindústrias precisarão estar regularizadas, com certificados de inspeção municipal, estadual ou federal.
"Todo esse esforço se justifica pela importância da cadeia produtiva. Afinal, há produção de leite nos 399 municípios do Paraná. O Estado é o segundo maior produtor de leite do País, com 13 milhões de litros/dia, dos quais 6 milhões são destinados à fabricação de queijos. É um derivado que, além de ter valor nutricional, permite agregar valor à matéria prima, fortalecendo o setor e gerando renda aos nossos produtores rurais", destaca o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.
Os produtos inscritos serão avaliados por um júri especializado e de acordo com critérios técnicos. Além das 21 categorias, o 2º Prêmio Queijos do Paraná terá o Concurso Excelência em Muçarela - Edição Pizza, que será realizado pela primeira vez. (Foto: Divulgação)