MST volta a protestar ocupando a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu
O MST (Movimento dos Sem-Terra) ocupou o prédio da Prefeitura Municipal de Rio Bonito do Iguaçu na manhã desta segunda-feira. "Três ônibus escolares chegaram trazendo integrantes do MST do acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio, munidos de colchões, malas, panelas. Dentre eles homens, mulheres e crianças", diz a nota enviada à imprensa.
"Trata-se de uma manifestação até o momento pacífica de ocupação dos corredores e das salas da Prefeitura Municipal, sem interferência no expediente interno, sendo que por volta das 9h foi realizada a leitura das reivindicações trazidas pelo movimento", continua a nota.
REIVINDICAÇÕES
Para desocuparem o prédio, os sem-terra exigem o compromisso da administração municipal para atender às seguintes reivindicações:
- Adequação e cascalhamento imediato dos 150 km de estrada que são linhas escolares no Acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio;
- Ampliação do transporte escolar no Acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio no segundo semestre de 2018. Mais três linhas são necessárias, além das duas já existentes;
- Auxílio na conclusão da construção da nova sede da Escola Itinerante Herdeiros do Saber;
-Perfuração de poço artesiano ou colocação de sistema de água à base de roda ou bomba d?agua para a Escola Herdeiros do Saber, em sua nova sede;
-Retomada de atendimento médico semanal nas comunidades do Acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro Maio;
- Disponibilização de micro-ônibus para transporte de pacientes do acampamento até a sede do Município ou até outros municípios, quando necessário.
Após a manifestação, o prefeito Ademir Fagundes informou que na quinta-feira (30) terá uma reunião com o governo estadual para resolver a questão das linhas escolares. "Portanto, segundo os manifestantes, a ocupação se manterá até a referida data", acrescenta a nota. (Foto: assessoria)