Um novo horizonte se abre aos micro e pequenos empresários
Em uma cerimônia marcada por otimismo, a Amic (Associação das Micros e Pequenas Empresas do Paraná) inaugurou nesta quinta-feira (5) seu Escritório de Compras Públicas, um novo centro de apoio destinado a capacitar micros e pequenos empresários de Cascavel a participarem das licitações públicas.
Com a presença de representantes de diversos órgãos e entidades parceiras, o espaço foi aberto com o objetivo de fortalecer a economia local, oferecendo cursos, treinamentos e orientação especializada para que os pequenos empreendedores possam competir com sucesso no mercado de compras públicas de Cascavel.
"Vamos comprovar para os pequenos empresários que eles têm condições, sim, de participar de licitações. Quem ganha com isso é o município, porque o dinheiro fica aqui, gera emprego e fortalece a economia local", enfatizou o presidente da Amic, Jovane dos Santos Borges.
Durante a cerimônia, foi assinado o termo de parceria que formaliza o funcionamento do novo espaço, viabilizado por meio do Programa Cascavel Compra Legal, que já conta com escritórios na Acic e na Sociedade Rural do Oeste. A iniciativa é fruto da colaboração entre Prefeitura de Cascavel, Amic, Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal, Programa Compras Paraná, Sebrae/PR e outros parceiros.
Representando o prefeito Leonardo Paranhos, a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse Pohl, ressaltou a importância da colaboração entre entidades e o poder público para o sucesso do projeto. Ela destacou que as autarquias indiretas da Prefeitura já estão comprometidas com a compra de fornecedores locais e citou como exemplo a Fundação Municipal de Esporte e Cultura, que alcançou 98% de suas aquisições com empreendedores de Cascavel.
Segundo o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, o enorme potencial das compras públicas estimula a participação do empreendedor para impulsionar a economia local. "Cada real que deixa de ser enviado para empresas de fora e permanece no município tem um impacto positivo direto na geração de empregos e no aumento da arrecadação de impostos", disse. (Foto: Divulgação)