PR produz 9,3% e região Sul 23,3% da energia solar do País
A energia solar no Sul do Brasil tem se consolidado como uma das principais fontes de energia renovável, refletindo o crescimento do setor fotovoltaico no País. Atualmente, a energia solar tem 44 gigawatts (GW) de capacidade instalada, segundo mapeamento da Absolar (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica).
Os três estados do Sul respondem por 23,3% desse total. Com participação de 9,3% do total nacional, o Paraná é o segundo maior produtor da região, atrás do Rio Grande do Sul (9,4%) e à frente de Santa Catarina (4,6%).
De acordo com Robson Meira, county manager da Fox ESS no Brasil, gigante asiática com planta industrial instalada em Cotia (SP), no Sul a energia solar é amplamente utilizada em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. Tanto no Rio Grande do Sul quanto no Paraná o grande foco do momento é a agricultura, onde a tecnologia ajuda a reduzir substancialmente os custos de produção, promovendo sustentabilidade econômica e ambiental.
Dados recentes da Absolar, apresentadas da Intersolar 2024, apontam que no primeiro semestre deste ano a energia solar adicionou 7 gigawatts (GW) à rede elétrica nacional, incluindo grandes usinas solares e sistemas de autogeração em telhados, fachadas e solo, o que aumenta significativamente o protagonismo do Brasil na transição energética global.
Estudos indicam que a participação da energia solar já responde por 18,9% da matriz elétrica brasileira e já evitou a emissão de 53,7 milhões de toneladas de CO2. (Foto: Divulgação Faesp/Senar)