Uopeccan agora conta com 40 máquinas de hemodiálise
A demanda reprimida que existia em Cascavel e região no campo da transfusão de sangue está resolvida com a inauguração, nesta quarta-feira (4), da Unidade de Terapia Renal da Uopeccan. São 40 novas máquinas de hemodiálise, além de uma área técnica voltada ao tratamento da água, elemento crucial para assegurar a qualidade desse tipo de serviço.
"Essa unidade é mais do que importante, é necessária. Sua obra foi executada em tempo recorde [210 dias], fruto de um conjunto de esforços envolvendo o governo estadual e nossos representantes legislativos", comentou o vice-governador Darci Piana durante o ato inaugural, que também teve a participação dos deputados estaduais Gugu Bueno e Oziel Batatinha e dos deputados federais Nelsinho Padovani e Beto Preto. A propósito, R$ 10 milhões dos R$ 13 milhões investidos são oriundos de emendas parlamentares e o restante da Secretaria de Estado da Saúde.
A nova estrutura permitirá à unidade de Cascavel da Uopeccan realizar até 3 mil sessões de hemodiálise por mês, funcionando de segunda a sábado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, César Neves, ela "foi projetada com o que há de mais moderno em termos de infraestrutura e equipamentos, mas, acima de tudo, nosso foco é no acolhimento e cuidado integral dos pacientes".
ESTRUTURA AMPLA
O Complexo Hospitalar Uopeccan em Cascavel possui uma área com mais de 12 mil metros quadrados abrangendo Hospital, Casa de Apoio e o Núcleo Solidário. São 126 leitos, UTI adulta com 10 leitos, UTI Pediátrica com 8 leitos, 5 salas de cirurgias, salas de quimioterapias com capacidade para atender 35 pacientes por vez, equipamentos para exames de imagem de última geração e setor de radioterapia com tecnologia avançada.
Inaugurado em 1991, recebe diariamente centenas de pacientes em busca de tratamento para câncer e demais patologias que a instituição atende. No último ano, realizou 438.982 atendimentos, incluindo 140.997 consultas, 37.272 radioterapias, 17.054 quimioterapias e 9.654 cirurgias. (Foto: Divulgação Sesa/PR)