Olha o Adelino aí, gente!
O garoto que começou a ganhar a vida vendendo bilhetes de loteria, hoje homem maduro mas que nunca abandonou as origens (segue morando no Bairro Morumbi) e se consagrou nas urnas como um dos maiores líderes políticos de Cascavel, deu mais uma prova de seu prestígio reunindo uma multidão na noite de ontem, no Tuiuti Esporte Clube, para o lançamento oficial da campanha com a qual buscará seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. Em torno de 700 pessoas de uma centena de municípios paranaenses atenderam ao chamado de Adelino Ribeiro, que desponta como um dos mais credenciados à reeleição entre os quatro atuais representantes da cidade na Assembleia Legislativa do Paraná. Palmeirense doente e com a mesma disposição de sempre, ele busca o apoio de todas as torcidas para dar continuidade ao trabalho iniciado oito anos atrás. Adelino se elegeu deputado da primeira vez com 30 mil votos, subiu para 42 mil na eleição seguinte e planeja chegar aos 60 mil agora.
Domingo agitado
Em tempo de campanha eleitoral, domingo está longe de ser sinônimo de descanso. Em Cascavel, por exemplo, amanhã será um dia dos mais agitados pela presença na cidade dos candidatos a presidente e governador do MDB. Henrique Meirelles e João Arruda estarão na Asservel, às 10 horas, para um encontro que também terá a participação dos candidatos a senador Roberto Requião e Nelton Friedrich, além de Hermes Frangão Parcianello, que busca seu sétimo mandato de deputado federal.
Em Toledo e Foz
Sem Meirelles, a comitiva de candidatos do MDB participará neste domingo de mais dois "Encontros com o João". Um será às 15 horas, no Salão Paroquial da Catedral de Toledo, e o outro às 20 horas, no Carimã Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu.
Enquadramento
Atendendo a uma reclamação da assessoria jurídica de Ratinho Júnior, o juiz eleitoral Tito Campos de Paula determinou a quebra de sigilo de dados do conteúdo patrocinado da página do Facebook de Cida Borghetti. Impulsionamentos feitos na quarta-feira (22) e apagados no dia seguinte teriam desrespeitado as normas da legislação eleitoral, especialmente no que se refere à transparência do financiamento de campanha.
Queixa coletiva
Advogados dos candidatos a governador Cida Borghetti e Dr. Rosinha e dos candidatos a senador Beto Richa, Roberto Requião e Mirian Gonçalves uniram forças para pedir ao TRE-PR que reveja o método de entrega das mídias das inserções dos candidatos majoritários e proporcionais para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão no interior do Estado. Alegam que a entrega física tem um custo muito elevado e desejam que isso seja feito via internet.
Conciliação
A expectativa é de que o impasse gerado pelo não pagamento dos salários do mês passado às zeladoras terceirizadas que prestam serviços aos Cmeis de Cascavel seja resolvida nesta segunda-feira. A empresa contratada (RR Serviços), a administração municipal e o sindicato da categoria participarão às 10 horas, na 1ª Vara do Trabalho, de uma audiência de conciliação que será comandada pela juíza Thamara Talini Zanchet.
* Pílulas
* Cida Borghetti e Beto Richa, que não puderam vir a Cascavel ontem por causa do mau tempo, provavelmente retornem à cidade na próxima quinta-feira. * É que nesse dia irá acontecer o ato oficial de lançamento da campanha à reeleição do deputado estadual André Bueno, aliado de ambos. * Candidato único da aliança de Ratinho Júnior, o Professor Ariovisto será o postulante ao Senado com maior tempo no horário eleitoral no Paraná: 1 minuto e 36 segundos por programa. * Beto Richa e Alex Canziani (da chapa de Cida Borghetti) terão que dividir um espaço de 2 minutos e 22 segundos. * Já Roberto Requião e Nelton Friedrich (da chapa de João Arruda) terão que dividir um espaço de 1 minuto e 27 segundos. * Para o Governo do Estado, os espaços mais generosos serão de Cida Borghetti (3 minutos e 2 segundos), Ratinho Júnior (2 minutos e 3 segundos), João Arruda (1 minuto e 51 segundos) e Dr. Rosinha (1 minuto e 12 segundos).