Cascavel vai ganhar três unidades móveis para castração de animais
Estimativas da Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel apontam para a existência de aproximadamente 25 mil cães e gatos abandonados na cidade, o que representa um risco concreto à população não só por eventuais ataques, mas principalmente pela possibilidade de transmissão de doenças.
A solução desse problema, no entanto, está a caminho. Cláudio Evaristo Cesar, assessor técnico da Secretaria de Saúde, confirmou nesta sexta-feira (24) que já foram depositados na conta da Prefeitura R$ 375 mil liberados pelo Ministério da Saúde por indicação do deputado federal Evandro Roman para a aquisição de três unidades móveis destinadas a castrar esses animais.
"Um projeto elaborado por técnicos e veterinários por determinação do prefeito já foi encaminhado a três fornecedores para cotação. Estamos aguardando a chegada das respostas dessas empresas para encaminhar a abertura da licitação para compra dos veículos", afirmou Cláudio, ressaltando que os castramóveis deverão entrar em operação nos primeiros meses de 2019.
MODELO DIFERENTE
O projeto do Ministério da Saúde para esse fim é elaborado com base em vans, mas, por determinação de Leonaldo Paranhos, em Cascavel serão usados micro-ônibus. "Com isso nós teremos espaços maiores e a possibilidade de realizar mais castrações e atender à demanda de forma mais rápida e adequada", ressaltou Cláudio.
Com as alterações propostas, ele estima que cada castramóvel irá custar em torno de R$ 200 mil. A diferença será bancada com uma contrapartida do próprio Município. (Foto: Arquivo)