Renato e Mecabô falam na Acic em continuar legado de Paranhos
O vice-prefeito Renato Silva, candidato do PL à Prefeitura de Cascavel, abriu na manhã desta quarta-feira (21) a série de encontros que a Acic está realizando com os quatro postulantes ao principal cargo eletivo municipal. Renato e o candidato a vice Henrique Mecabô (Novo) foram recepcionados pelo presidente Siro Canabarro e pelo vice Marcio Blazius.
Renato falou de sua infância no interior de Santa Catarina, de sua chegada à região Oeste, do primeiro trabalho que conseguiu, como vendedor, do início de sua trajetória empreendedora e da sua realização pessoal ao fundar a primeira instituição de ensino superior particular do município. "Para alguém que não pode dar sequência aos estudos como gostaria, essa foi uma vitória enorme", afirmou ele, que é casado há 52 anos e pai de três filhos.
A caminhada política começou a partir dos anos de 1980, quando ele foi convidado a concorrer a vereador. Em sua trajetória, Renato Silva foi vereador, presidente da Câmara, secretário geral da Prefeitura, candidato a deputado federal (ficou na primeira suplência), candidato a prefeito e vice na atual gestão de Leonaldo Paranhos. "Sinto que essa é uma missão (ser prefeito), um chamado para eu poder ajudar no desenvolvimento do município e de melhorar as condições de vida do nosso povo".
QUESTIONÁRIO
Depois, Siro e Blazius sortearam perguntas que foram respondidas por Renato e Henrique, que afirmou: "Somos a conexão da experiência e da juventude e, juntos, faremos o melhor para Cascavel". Eles responderam sobre saúde, segurança, capacidade de endividamento do município e legados.
Na área da saúde, Renato lembrou de conquistas da gestão Paranhos que, segundo ele, transformou o setor. "Quando começamos, 50% das pessoas tinham assistência da atenção básica, agora estamos próximos de 100%". Quanto aos atendimentos de alta e média complexidades, o candidato a prefeito afirmou que vai estreitar diálogos com os governos estadual e federal para melhorias consideradas importantes.
Renato falou em austeridade na gestão do dinheiro público e Henrique complementou dizendo que a estrutura atual é enxuta e eficiente, mas que, com a ajuda de ferramentas avançadas, como a Inteligência Artificial, será possível evoluir. Atualmente, 1,65% do orçamento anual do município está ligado a compromissos de investimentos feitos o que permite ao município seguir crescendo, sublinhou o candidato a vice.
Na área da segurança, um dos compromissos de Renato e Henrique, caso eleitos, será de dobrar o atual número de 130 guardas municipais, além de ampliar relações com órgãos de segurança pública. Como legados, Renato afirmou que quer deixar como marcas honestidade, transparência, eficiência e melhoria nas condições do bem-estar público.
Na próxima quarta (28) quem estará na Acic é Marcio Pacheco, (Progressistas). Edgar Bueno (PSDB) deverá comparecer no dia 4 e Liliam Porto (PT) no dia 11 de setembro. (Foto: Divulgação)