Frente da Alep vai fomentar o comércio Paraná-Paraguai
A Assembleia Legislativa do Paraná instala nesta segunda-feira (19), às 18 horas, a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Paraná-Paraguai. Coordenada pela deputada Flávia Francischini, a iniciativa tem por objetivo acompanhar, apoiar, opinar e fiscalizar as relações comerciais entre o Estado e o país vizinho.
A solenidade de instalação vai ocorrer no Espaço Cultural da Assembleia e contar com a presença de autoridades, empresários, lideranças políticas e representantes da sociedade civil, que discutirão os desafios e as oportunidades para o fortalecimento da relação.
De acordo com o governo estadual, o Paraguai é o nono principal parceiro comercial internacional do Paraná. Entre janeiro a agosto do ano passado, por exemplo, o volume de negociações atingiu US$ 390,6 milhões, o que representa um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2022.
A deputada Flávia Francischini salientou, no requerimento de constituição da Frente, que o presidente paraguaio Santiago Peña afirmou que possui interesse em incrementar as relações comerciais com o Paraná. "Vamos atuar em áreas como infraestrutura, logística, tributos e desenvolvimento de políticas públicas que incentivem o comércio bilateral", adianta.
A proposição quer promover atividades de estímulo e facilitação do comércio bilateral, como feiras bilaterais, rodadas de negociações, palestras, workshops e outros eventos que possam contribuir para o intercâmbio comercial. Pelo projeto, as atividades poderão contar com o apoio de entidades governamentais, instituições privadas, câmaras de comércio, associações empresariais e demais organizações interessadas na promoção do comércio. (Foto: Reprodução)