Inteligência artificial ajuda a FAG a preservar sua história
Em comemoração ao seu 25º aniversário, o Centro Universitário FAG acaba de apresentar a nAIr (Navegadora de Artificial Intelligence Responsiva), um marco na inovação e preservação de sua história. Desenvolvida com avançada tecnologia de inteligência artificial, a nAIr assume o papel de curadora da memória da instituição, destacando-se como uma ferramenta essencial para manter vivo o histórico do Centro FAG.
O chat nAIr é uma homenagem à Nair Ventorin Gurgacz, instituidora da Fundação Assis Gurgacz, uma mulher desbravadora com muitas histórias para contar e que sempre acolhe a todos com uma boa conversa.
A homenageada expressou sua emoção. "É uma honra ver o nome nAIr ser associado a uma inovação tão significativa para o Centro FAG. Acredito que o verdadeiro valor de uma instituição está na preservação e no compartilhamento de sua história e valores. A nAIr representa não apenas um avanço tecnológico, mas também um compromisso com a memória e o legado que construímos com tanta dedicação e amor ao longo dos anos".
O diretor de Inovação, Mark Reginatto, e o engenheiro de software, Fernando Incerti, foram os desenvolvedores da ferramenta. "A nAIr representa um avanço na forma como lidamos com nosso legado institucional. Ela não apenas organiza e armazena informações, mas também interage com o público, tirando dúvidas sobre a história do Centro FAG e sobre temas relacionados ao ensino superior," afirma Mark.
"Com mais esta inovação no campo da inteligência artificial, a FAG se posiciona como vanguarda no país. A nAIr simboliza o futuro do Centro FAG, onde a tecnologia se une à tradição para continuar a construir um legado de excelência educacional", destacou a pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira.