Semana de Negócios aborda voluntariado e associativismo
Com o objetivo de promover a troca de conhecimento e o desenvolvimento profissional entre os acadêmicos, a Univel acaba de realiar a XXI Semana de Negócios, que reuniu estudantes das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos.
Realizado desde 2004, o evento sofreu algumas remodelações. O modelo com palestras e minicursos foi reestruturado para abordar temas mais atuais e relevantes. A primeira palestra, ministrada por Siro Canabarro, presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), explorou as oportunidades de negócios na região Oeste, enfatizando o papel do associativismo no desenvolvimento das empresas. Já a segunda palestra, com foco no voluntariado, despertou o interesse dos alunos para a importância da responsabilidade social
De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Nilson Dias, a semana acadêmica desempenha papel fundamental na formação dos alunos. Ao trazer profissionais renomados e abordar temas contemporâneos, o evento enriquece o aprendizado, estimula o networking e prepara os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. "Conseguimos trazer aos alunos profissionais da área de negócios para compartilhar experiências, desta maneira eles conseguem aumentar o networking ao conhecer novos profissionais e colegas de outros cursos, além de que sempre escolhemos temas emergentes da área para complementar o que tratamos em sala de aula", explica.
"As empresas, elas sozinhas, às vezes têm um caminho muito longo para percorrer. E quando elas estão com outras empresas, trocando ideias, trocando informações, isso faz com que elas consigam acelerar o seu negócio, elas conseguem passar por cima de muitos desafios", destacou Canabarro, ressaltando que o associativismo se manifesta de diversas formas, como em compras coletivas e na luta por políticas públicas mais justas para determinados setores.
REPERCUSSÃO
Lucas Fantin, estudante de Gestão Comercial, participou pela primeira vez da Semana de Negócios e se mostrou bastante satisfeito com o resultado. Ele destacou o aprendizado sobre associativismo e a importância do trabalho social. "As palestras foram muito enriquecedoras, especialmente a que abordou o associativismo. Conheci mais sobre a Acic e seus programas para jovens empreendedores", afirmou.
Segundo o coordenador de Administração e cursos das áreas de negócios, Osvaldo Mesquita Junior, a semana ofereceu aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais do mercado. Os minicursos, ministrados por professores e profissionais complementam a formação dos estudantes e os preparam para os desafios da carreira.
As palestras principais buscaram preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho, enfatizando a importância da humanização nas relações profissionais e sociais. O objetivo é mostrar como o conhecimento teórico pode ser aplicado na prática para solucionar problemas e gerar resultados positivos para as organizações. "Então é de fato vivenciar como o conhecimento é aplicado para solucionar problemas, para atuar de forma criativa, inovadora, para fidelizar clientes, para melhorar o desempenho das organizações", pontuou Osvaldo.