O mundo todo entra em nova emergência em saúde pública
O mundo ainda não se recuperou da pandemia da Covid-19, que matou quase 15 milhões de pessoas, e já está às voltas com um novo e grave problema de saúde pública. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta quarta-feira nova emergência internacional por conta do crescimento dos casos de mpox, mais conhecida como "varíola dos macacos". Esse status já havia sido declarado em julho de 2022 pelo mesmo motivo e suspenso em maio de 2023.
A preocupação agora é a rápida propagação de uma variante do antigo vírus, que por ora vem sendo registrada principalmente no continente africano. Só no Congo já foram registrados 14 mil casos e 450 óbitos.
Ao adotar a medida, a OMS disse que fora da África, até o momento, "o surto continua com um baixo nível de transmissão", mas no Brasil já há registros confirmados de mais de 700 casos e ao menos 16 óbitos desde o início do ano. A preocupação, como ocorreu no caso da Covid e mais recentemente no da dengue, é com a falta de vacinas suficientes e a incapacidade dos laboratórios em atender a demanda.
A DOENÇA
A "varíola dos macacos" é uma infecção viral cujo principal sintoma é o aparecimento de bolhas pelo corpo. Inicialmente, essas bolhas podem ser até confundidas com espinhas, picadas de insetos ou herpes, mas depois evoluem. O surgimento dos primeiros sintomas se dá entre 5 e 21 dias após o contágio. (Foto: iStock)