Gestão de resíduos sólidos chega a Laranjeiras do Sul
O projeto Expansão das Unidades de Valorização de Resíduos chega, nesta quinta-feira (15), ao município de Laranjeiras do Sul, do prefeito Berto Silva. Das 9h às 10h, será oferecido um café da manhã, na Coperjunho, e, após a solenidade, será realizada a oficina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), das 10h às 16h. O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Wilson João Zonin, representa a empresa no evento.
O objetivo é apresentar a metodologia de trabalho da gestão de resíduos sólidos por meio de uma série de oficinas de diagnóstico, sensibilização e capacitação de catadores de recicláveis e técnicos ambientais da região. A oficina é o primeiro passo para a capacitação dos catadores, um dos pilares do programa.
O projeto é uma das ações do Programa Itaipu Mais que Energia e serão beneficiados 50 municípios do Estado e cerca de mil catadores, atingindo uma população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. A ação é resultado de uma parceria entre a Itaipu, o Itaipu Parquetec e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Paraná (Cispar), com investimentos de R$ 118 milhões da Binacional.
Além da capacitação e atividades de educação ambiental, o projeto vai atuar em outros três eixos: apoio para a elaboração do plano operacional das UVRs; monitoramento de indicadores; e estruturação física das unidades, com investimentos em infraestrutura e equipamentos - como prensas, esteiras, balanças digitais e caminhões para coleta.
Para Laranjeiras do Sul, o investimento é de R$ 763.239,76, o que inclui kit de esteiras, prensa vertical, balança digital, empilhadeira e três anos de assistência técnica.
O início da execução do projeto foi em Maringá, no dia 2 de agosto. Estão programadas oficinas em mais cinco núcleos regionais que vão reunir representantes de 40 municípios: Ibaiti (dia 9 de agosto), Laranjeiras do Sul (dia 15), Paraíso do Norte (16), Rio Branco do Sul (23) e Francisco Beltrão (29). (Foto: Divulgação)