Cargueiro da FAB chega ainda hoje trazendo primeiros corpos
Um avião cargueiro da FAB (Força Aérea Brasileira) modelo KC-390 Millennium desce ainda nesta terça-feira (13) no Aeroporto de Cascavel, em horário ainda não definido, trazendo uma primeira leva de corpos das vítimas do acidente com o voo da Voepass que moravam no Paraná.
De acordo com o portal G1, que desde o dia da tragédia faz a cobertura in loco, a aeronave partirá da Base Aérea de São Paulo, que fica em Guarulhos, e deveria trazer de 6 a 12 urnas. Horas mais tarde, no entanto, foi revelado que ele trará apenas dois corpos para Cascavel e levará um terceiro até Pelotas (RS).
A demora no translado, que tem aumentado o drama das famílias das vítimas, se deve à lentidão do trabalho para identificação dos corpos, que em alguns casos só será possível por meio do exame de DNA já que o avião pegou fogo assim que tocou o solo, em Vinhedo (SP), matando um total de 62 pessoas.
O avião cedido pela FAB foi fabricado pela Embraer a um custo aproximado de R$ 2 bilhões e estabeleceu um novo padrão para o transporte militar médio. É o maior avião militar já fabricado no hemisfério Sul, tem dois motores turbofan Pratt&Whitney e capacidade para transportar até 23 toneladas.
VELÓRIOS
Por outro lado, a Prefeitura de Cascavel emitiu nota nesta manhã informando que dentre as famílias das 27 vítimas da região de Cascavel, 18 descartaram realizar o velório no Centro de Eventos disponibilizado pelo Município. Outros dois corpos serão velados em Toledo, dois em Guaíra e um em Três Barras. Apenas familiares de seis vítimas ainda não se manifestaram. (Foto: Sargento Batista/FAB)