Poder rejuvenescido
A Assembleia Legislativa do Paraná inaugurará uma nova fase em sua história a partir de 1º de fevereiro de 2025, quando tomará posse a Mesa Diretiva que acaba de ser eleita e cujo mandato irá até 31 de janeiro de 2027. Pela vez primeira dois deputados ainda jovens vão comandar a Casa, ocupando a presidência e a 1ª secretaria, que são os dois cargos mais importantes da estrutura administrativa.
Eleitos por unanimidade, pois encabeçaram chapa de consenso, o deputado curitibano Alexandre Curi, que é neto do velho Aníbal, será o presidente aos 45 anos, e o deputado cascavelense Gugu Bueno será 1º secretário ainda mais jovem, aos 41 anos.
Além dos dois, outros deputados entre os mais jovens vão integrar a nova direção: Maria Victória tem 36 anos, Flávia Francischini, Requião Filho e Goura Nataraj têm todos 46. Só três têm mais de 50 anos: Alexandre Amaro (51), Moacir Fadel (53) e Delegado Jacovós (60).
"Nós vamos continuar avançando, sempre em busca do fortalecimento do Poder Legislativo. Vamos avançar na transparência, na sustentabilidade, na economia, levando a Assembleia Legislativa mais próxima da população através da Assembleia Itinerante", anunciou Curi após eleito. "Vamos continuar sendo a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do seu orçamento ao Poder Executivo", completou.
"A Assembleia Legislativa do Paraná vive um momento muito especial na sua história nesses últimos anos, sendo um exemplo de austeridade e economia de recursos. Queremos dar continuidade a esse trabalho de transparência, economizando naquilo que for possível, mas dando todas as condições para que a Assembleia possa cumprir com o seu papel, que é o de um papel central para a democracia", reforçou Gugu Bueno. (Foto: Divulgação Alep)