Luto na política brasileira: morre o ex-ministro Delfim
Ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal, Antônio Delfim Netto morreu nesta segunda-feira (12), em São Paulo, aos 96 anos.
Economista reconhecido e um dos políticos mais influentes de seu tempo, ele estava internado há mais de uma semana no Hospital Albert Einstein, mas a causa da morte não foi divulgada. Por decisão da família, não haverá velório aberto e o sepultamento será restrito a poucos.
Delfim é até hoje o mais jovem ministro da Fazenda, cargo que ocupou a partir de 1967, quando ainda tinha 38 anos de idade. Foi um dos responsáveis pelo chamado "milagre econômico" e também um dos ministros que assinaram, em 1968, o Ato Institucional número 5.
Após deixar o cargo na Fazenda, ocupou o posto de embaixador do Brasil na França, em 1975, depois retornou ao Brasil para ocupar os cargos de ministro da Agricultura e, em seguida, de ministro do Planejamento. Depois disso, ainda foi deputado federal por cinco mandatos. (Foto: Salu Parente/Câmara dos Deputados)