Paranaense Japinha fatura medalha de bronze em Paris
O paranaense Augusto Akio, o Japinha, fez história nesta quarta-feira (7) com a conquista da medalha de bronze no skate park dos Jogos Olímpicos de Paris. Nascido em Curitiba, ele se destacou em uma competição acirrada, consolidando seu lugar entre os melhores skatistas do mundo, atrás apenas do australiano Keegan Palmer e do norte-americano Tom Scharr.
Na final da categoria, Japinha fez sua melhor pontuação na última volta e faturou a medalha com 91.85. Luigi Cini, também curitibano e bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, foi o sétimo com 76.89.
"A medalha de Augusto Akio é um marco que respalda o empenho do Governo do Paraná em fomentar o esporte, destacando a evolução do skate no cenário olímpico, que já rendeu medalhas ao Brasil, e vive um momento de ascensão com a nova geração de atletas", celebrou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
Mas esta não é a primeira medalha com DNA paranaense em Paris. Na semana passada a seleção brasileira de ginástica artística conquistou o bronze na final por equipes, alcançando o primeiro pódio olímpico coletivo da história do País na modalidade, tendo em sua composição a também curitibana Júlia Soares, bolsista do programa estadual Geração Olímpica e Paralímpica. Ela competiu ao lado de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira. (Foto: Ari Dias/AENPR)