Sicoob leva o cooperativismo ao Cemic, Centro Piaget e Senai
Na manhã desta terça-feira (6), o Sicoob Credicapital constituiu três novas cooperativas mirins, projeto que visa ensinar crianças e adolescentes sobre o cooperativismo de forma ampla e colocá-los em posição de liderança e tomada de decisões a partir de experiências práticas.
As novas cooperativas vão reunir alunos das escolas do Cemic (Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade), Centro Educacional Piaget e Senai, todas de Cascavel. Durante o mês de agosto, as instituições receberão as orientações necessárias para darem início ao projeto em setembro.
Após a sua formação, as novas cooperativas mirins, que seguirão os moldes da que já funciona com sucesso no Colégio Adventista, receberão o apoio do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) para auxiliá-las na elaboração do estatuto social, o valor de depósito mínimo para entrada (integralização) na sociedade e o objeto de aprendizagem, ou seja, o produto a ser produzido e ofertado.
Será por meio do objeto de aprendizagem que os cooperados aprenderão sobre partilha, educação financeira, gestão do próprio dinheiro, modelo de governança e muito mais. "Acreditamos que esse projeto terá impacto direto na vida das crianças, dos adolescentes e das famílias, que vai viabilizar diretamente o que o Cemic espera e hoje não está conseguindo entregar, que é essa formação financeira e organizacional", destaca a gerente Vera Aparecida Anger.
"A finalidade do Sicoob não é apenas agregar compromissos financeiros, mas também atividades sociais, que contribuam para a formação de crianças e adolescentes, para que eles sejam independentes financeiramente e estejam preparados para contribuir com o crescimento do cooperativismo no Brasil", ressalta o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital, João Irani Flores.
Cada cooperativa mirim terá o suporte de uma agência do Sicoob Credicapital além da UDC (Unidade de Desenvolvimento Cooperativo) e do Sescoop. A cooperativa instituída no Cemic será amadrinhada pela Agência Itália, a do Piaget pela Agência Centro e a do Senai pela Agência Carlos Gomes. (Foto: Divulgação)