Ônibus elétricos começam a circular no centro de Cascavel
Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (6) o transporte coletivo tem sido um atrativo à parte para os cascavelenses por conta da entrada em circulação dos primeiros ônibus elétricos, um avanço que coloca a Capital do Oeste do Paraná mais uma vez em posição de destaque em âmbito nacional.
Três dos 15 veículos adquiridos pelo Município a um custo de R$ 42 milhões estão fazendo desde as 5h15 a ligação entre os terminais Oeste e Leste, na região central da cidade, e chamando atenção não só dos usuários, mas da população em geral, sobretudo por conta do silêncio, uma das características que os diferenciam dos ônibus movidos a óleo diesel.
"Vamos liberar em torno de quatro ônibus por semana, conforme sai o emplacamento, até que os 15 entrem em circulação", anunciou o prefeito Leonaldo Paranhos na noite anterior, durante a inauguração do eletroterminal, local onde os veículos farão o reabastecimento.
Em coletiva na manhã desta terça, a presidente da Transitar, Simoni Soares, deu mais detalhes sobre a inovação. Segundo ela, esses veículos irão transitar nas avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco num primeiro momento, e lá na frente, quando as obras de revitalização da Carlos Gomes já estiveram concluídas, também nesta via que vai do centro da cidade até a Unioeste.
Os ônibus elétricos possuem autonomia de 270 km com tempo de recarga das baterias de até 4 horas, ar-condicionado, conexão ao wi-fi e tomadas para recarga de celulares. Sobre o preço das passagens, ele não sofrerá qualquer alteração na medida em que a energia para recarga virá toda da estação de geração instalada no aterro sanitário do Município. (Foto: Vanderlei Faria/Secom)