Projeto realizado pela Univel concorre ao Prêmio Innovare
Em julho, o posto avançado do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) na Univel recebeu uma avaliadora do Prêmio Innovare. A instituição concorre na categoria Justiça e Cidadania com a prática "Círculos de Construção de Paz", que integra lideranças acadêmicas de Direito desde 2020.
Criada no auge da pandemia de Covid-19, a iniciativa visa promover a integração e o desenvolvimento de lideranças entre os estudantes de Direito. Acolhida com entusiasmo pelos participantes, a prática tornou-se parte fundamental do curso e já foi reconhecida com o Selo Circulando por Aí em 2022 pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Agora, a Univel espera conquistar o Prêmio Innovare.
Para o coordenador do Cejusc, professor Leonardo Garcia, os círculos de construção da paz proporcionam um ambiente de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. O acadêmico Luan Andrade destaca a importância da iniciativa para a integração e comunicação entre os estudantes, enquanto a graduanda Ketllen Ferreira enfatiza o papel dos círculos no desenvolvimento da empatia e de valores essenciais para o exercício da advocacia.
O acadêmico do 6º semestre de Direito Luan Andrade entende que o projeto do círculo de construção de paz envolvendo os líderes, é uma excelente iniciativa que visa integração e comunicação entre os acadêmicos, além de proporcionar um amplo conhecimento e visão enquanto liderança, promovendo assim um ambiente equalizado e digno de crescimento pessoal e profissional.
Para a graduanda do 10º semestre de Direito Ketllen Ferreira, o círculo de construção de paz é extremamente fundamental, principalmente no cenário acadêmico. "O projeto faz com que os líderes entendam a importância de seu papel, desenvolvem a empatia e assim repassem em suas turmas valores essenciais que contribuem para o bom convívio e para a formação de bons profissionais", afirma.
Promovidos de forma semestral para as lideranças e trimestralmente para outras iniciativas, os círculos de construção da paz demonstram o compromisso da Univel com a formação de profissionais éticos e socialmente responsáveis. (Foto: Divulgação)