Ela só tem 1m55, mas é a maior de todos os tempos
O mundo iniciou a semana reverenciando nossa pequena gigante Rebeca Andrade, que voltará de Paris trazendo como legado algo que nenhum outro brasileiro conseguiu em toda história dos Jogos Olímpicos. Pode-se dizer hoje, sem medo de errar, que ela é nossa maior atleta olímpica de todos os tempos. Maior não em estatura, claro, pois possui apenas 1m55 de altura, mas em talento, pois se tornou a recordista do País em conquista de medalhas.
"A Rebeca é incrível. Ela é uma rainha. Estávamos muito animadas. Decidimos demonstrar nosso respeito. A Jordan disse que deveríamos fazer, e eu disse que sim. É por isso que fizemos. Era o correto a ser feito. Eu amo a Rebeca. Ela é absolutamente incrível, como pessoa e como ginasta", declarou ninguém menos que o fenômeno Simone Biles, que fez questão de reverenciar a brasileira após perder para ela a medalha de ouro na final do solo.
Rebeca obteve 14.166 de nota em sua apresentação e quebrou o favoritismo de Biles, que somou 14.133 após sofrer duas penalidades por pisar fora do tablado de competição. Mesmo assim ela ficou com a prata, logo à frente de sua compatriota Jordan Chiles, que totalizou 13.766 pontos e ficou com o bronze.
Esta foi a quarta medalha obtida em Paris pela brasileira, que já havia conquistado a prata no salto e no individual geral e o bronze por equipes. Como já havia obtido o ouro no salto e a prata individual geral em Tóquio 2020, ela alcançou seis medalhas, um recorde absoluto entre os atletas olímpicos brasileiros em todos os tempos. O recorde anterior era dos velejadores Roberto Scheidt e Torben Grael, com cinco pódios cada. E que venha a próxima Olimpíada, pois Rebeca tem apenas 25 anos de idade e, portanto, várias novas medalhas a conquistar. (Foto: Alexandre Loureiro/COB)