Recurso do FIA bancou novo Conselho Tutelar de Cascavel
Vieram do FIA (Fundo Estadual para a Infância e Adolescência) os recursos necessários à construção da nova sede do Conselho Tutelar Maria Neuda da Silva, entregue nesta sexta-feira (2), na região Leste de Cascavel. Localizada na Rua Heitor Villa Lobos, no Bairro Brasília, a obra custou R$ 1,3 milhão e é a primeira sede própria desse Conselho na cidade.
A nova sede mantém o projeto padrão desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades, conta com uma área de 223 metros quadrados com recepção, cinco salas de atendimento, sala de uso múltiplo, além de vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo e jardim interno.
Algumas das salas são preparadas para atendimentos particulares com o uso da chamada escuta qualificada - uma abordagem especializada para ouvir e acolher crianças e adolescentes que estão em situações de vulnerabilidade ou risco, que podem relatar suas experiências sem se sentirem intimidadas ou julgadas.
"Estávamos pulando de lugar em lugar e muitas vezes as famílias não podiam ir até nós por falta de recursos. Com este novo espaço, estamos cumprindo o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, de estarmos inseridos de fato na comunidade para ouvir a população", comentou o presidente do Conselho Tutelar Leste, Sirlei Soares.
NOVOS CONSELHOS
A estrutura entregue nesta sexta integra um pacote de construção de 12 novas sedes para conselhos tutelares pelo Governo do Estado em diversos municípios. Somados, os projetos representam um investimento de R$ 15,1 milhões do FIA, cujas licitações aconteceram em 2022.
Além de Cascavel, o Governo do Estado já inaugurou novos espaços para os conselhos tutelares em Campo Largo, Campo Mourão, Fazenda Rio Grande, Jaguariaíva e São Mateus do Sul. Há obras em andamento em Cornélio Procópio, Guarapuava, Imbituva, Maringá, Prudentópolis e Rolândia. (Foto: Vanderlei Faria/Secom)