Agência da Univel prepara para o mercado de trabalho
A base teórica é essencial na formação de bons profissionais, mas para acompanhar a constante evolução de um mercado tão dinâmico quanto o da comunicação e se preparar melhor a futura realidade profissional, a experiência prática é indispensável. Para os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Tecnólogo em Design Gráfico da Univel, é na Creare (Agência Experimental Integrada de Comunicação) que essa imersão no mercado de trabalho acontece.
Por lá, os alunos atendem associações, entidades sem fins lucrativos, microempresas e microempreendedores, atuando em demandas que envolvem a criação de identidade visual, logotipo e materiais gráficos, gestão de mídias sociais, redação e edição de podcasts. A experiência prática também acontece internamente, através do portal 360on e do auxílio no planejamento de eventos da Univel.
Seja qual for a atividade realizada, todos os trabalhos são acompanhados de perto pelos professores, que tiram dúvidas, fornecem feedbacks e orientam os alunos na execução dos projetos. O que também enriquece o aprendizado dos alunos é o contato com veteranos e colegas de outros cursos, possibilitando a troca de experiências.
O coordenador de ambas as graduações, professor Rodrigo Cardoso, explica que o ingresso dos alunos na agência acontece duas vezes por ano por meio de um processo seletivo que contempla inscrição e entrevista, além de análise de histórico escolar para os alunos mais antigos. A partir do primeiro semestre, todos os acadêmicos matriculados podem participar.
"A Creare busca, por intermédio de metodologias ativas, preparar o aluno para o mercado de trabalho. Ou seja, com o acompanhamento direto do professor, o aluno se aprofunda na área que ele elegeu para aprender (direção de arte, redação, audiovisual, fotografia, web). Por isso, ao final de quatro meses, a pessoa sai com um ótimo portfólio e com skills apropriadas para ingressar no mercado de trabalho", afirma.
A formanda Laura Bragueto, que concluiu recentemente sua graduação em Publicidade e Propaganda, está entre os acadêmicos que atestam a contribuição da Creare para a carreira. "A Creare me abriu portas que me levaram a oportunidades incríveis, lá eu pude trabalhar com a escrita, que era o meu maior foco, e conseguir estágios nos quais eu pude me aprimorar. Atualmente sou redatora numa agência de publicidade e recentemente também me tornei colunista de uma revista da cidade. Foi na Creare que adquiri experiência com redação publicitária e pude aprimorar meus conhecimentos na escrita", conta.
A aluna Érica Lucion, que finalizou recentemente o segundo período de Publicidade e Propaganda, entrou na Univel já com o intuito de ingressar na Creare, e ficou muito feliz quando soube que faria parte do time. Com a ajuda de um professor, ela aplicou para uma vaga de estágio fora da instituição e foi aprovada, o que comprova que a atuação na agência beneficia os estudantes desde o início da jornada acadêmica.
"Na agência eu pude ter experiências em diversas áreas que rodeiam a comunicação e ver o que eu realmente gosto de fazer. Consegui afunilar ainda mais o que quero para a minha área de atuação, e com a recomendação de um professor, pude entrar em uma agência profissional como estagiária e me encontrar ainda mais no mercado", diz.
Mas o preparo que a agência proporciona vai muito além das competências técnicas. Cada vez mais, o mercado de trabalho valoriza profissionais com habilidades socioemocionais como empatia, espírito de equipe e autonomia, e a Creare também contribui para esse desenvolvimento.
"Nós entendemos que o espaço é feito por pessoas e a maior contribuição que a Creare oferta, do meu ponto de vista, é ensinar a se relacionar de maneira humana, com responsabilidade e empatia", complementa o professor. (Foto: Divulgação)