Veja aqui ranking das melhores e das piores cidades para se viver
Maringá, localizada na região Noroeste do Paraná, é a terceira maior cidade do Estado em população, mas a primeira em qualidade de vida, de acordo com ranking elaborado pelo IPS Brasil. Logo a seguir vêm Curitiba e Floraí. Da região Oeste, Quatro Pontes, Cafelândia e Nova Santa Rosa figuram entre as dez cidades paranaenses melhor classificadas. Já Coronel Domingos Soares e Goioxim ocupam as duas últimas posições.
O ranking, que avaliou o Brasil todo, é resultado de uma avaliação minuciosa de todos os municípios, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. Trata-se de uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados extraídos de bancos públicos de dados, como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico etc, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e à comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.
O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative, que mede o progresso social de cada cidade, e para conferir a nota obtida pela sua basta clicar AQUI e depois em "explorar mapa". (Foto: Geraldo Bubniak/AENPR)