Bombeiros do PR vão ajudar a apagar incêndios no Pantanal
Uma equipe com 12 bombeiros militares de Curitiba, Cascavel e Londrina partiu na manhã desta quarta-feira (24) para o Mato Grosso do Sul a fim de auxiliar no combate aos incêndios florestais que estão castigando o Pantanal. São quatro integrantes de cada Comando Regional e que compõem a Força-Tarefa de Resposta a Desastres, a mesma que atuou recentemente no socorro às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Além do recurso humano, foram enviadas quatro viaturas equipadas para combate a incêndios florestais e equipamentos extras, como motobomba de combate a incêndio, mangueiras e abafadores.
Neste primeiro momento, a equipe deve permanecer em ação durante 14 dias, sendo quatro dias de deslocamento (entre ida e volta) e 10 dias de combate aos incêndios. Após esse período, um novo contingente será enviado para substituí-laa, com previsão de que esse rodízio mobilize três equipes, contabilizando 30 dias de atuaçãoa.
A equipe paranaense tem como destino Corumbá, que possui atualmente os maiores focos de incêndio na área correspondente ao bioma. De acordo com o último boletim, divulgado pelo governo federal em 23 de julho, a cidade teve, de janeiro até 21 de julho, 457.975 hectares de área queimada, quase quatro vezes a área do segundo município mais afetado, Cáceres, no Mato Grosso, com 115.050 hectares. Para se ter uma ideia, isso equivale a dez cidades do tamanho de Curitiba. (Foto: Gabriel Rosa/AENPR)