Tubarões da costa brasileira testam positivo para cocaína
Há muito se investiga a influência da ação humana na vida marinha, mas o que pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz descobriram no litoral do Rio de Janeiro vem chamando a atenção nd mundo todo.
O estudo, publicado pela revista Science of th Total Environment, revelou que 13 tubarões selvagens adquiridos de pescadores testaram todos positivo para o consumo de cocaína, e em uma concentração até 100 vezes superior à relatada em pesquisas com outros animais marinhos.
Todos da espécie cações-rola-rola, também conhecida como tubarão-bico-fino-brasileiro, eles apresentaram a presença da droga principalmente no fígado e no tecido muscular.
Essa descoberta coincide com o fato de os portos brasileiros estarem sendo cada vez mais usados por traficantes internacionais, que costumam prender a cocaína nos cascos dos navios para que ela seja conduzida principalmente à Europa. Só no Porto de Paranaguá, por exemplo, desde o início de 2024 a Receita Federal já apreendeu mais de 800 quilos.
Mas especialistas acreditam que a maior parte da cocaína consumida por esse tipo de tubarão, que costuma viver em águas costeiras, chega ao mar através da urina dos usuários da droga. (Foto: D Ross Robertson/Domínio Público)