Estatística trágica: feminicídios crescem quase 60% no Paraná
Dezenas de cidades paranaenses vão se mobilizar nesta próxima segunda-feira (22) contra um dos tipos de crime que mais tem crescido no Estado. Será a 2ª Caminhada do Meio-Dia, que faz parte das ações do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Em Cascavel, mulheres vestidas de branco vão se reunir no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua 7 de Setembro e partir às 11h30 em caminhada até a Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Instituída pela Lei Estadual nº 19.873/2019, da deputada Cristina Silvestri, a data reforça a conscientização sobre o tema, que tem se agravado mesmo diante de sucessivas campanhas de conscientização. De janeiro a abril deste ano, nada menos que 35 mulheres paranaenses foram vítimas de feminicídio. Em igual período do ano passado foram registrados 22 casos, o que significa que houve um aumento de nada menos que 59%.
A Caminhada do Meio-Dia integra a Campanha Estadual "Paraná Unido no Combate ao Feminicídio", que mobiliza e convoca a sociedade à reflexão sobre o feminicídio e é promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. O objetivo é conscientizar sobre este tipo de crime, que é o assassinato de uma mulher pelo simples fato de ser mulher, seja no ambiente doméstico ou familiar, ou ainda motivado por menosprezo, discriminação ou ódio.
A data de 22 de julho foi escolhida como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, em 2018. Ela tinha 29 anos e foi morta e jogada da sacada do prédio onde morava com o marido Luis Manvailer, que acabou condenado a mais de 30 anos de prisão.