Seminário em Cascavel debate o uso de agrotóxicos na agricultura
Profissionais da defesa agropecuária, estudantes e agricultores de toda a região estão em Cascavel participando do Seminário sobre Agrotóxicos de Uso Agrícola, um tema muito atual e polêmico diante da decisão judicial proibindo o uso do Glifosato no Brasil. Promovido pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), o evento começou ontem de manhã e vai até o fim da tarde de hoje no Anfiteatro Emir Sfair, localizado no Centro de Eventos.
Estão sendo discutidos diversos assuntos relevantes para o setor, como a saúde dos trabalhadores e técnicas de aplicação. "O objetivo é o treinamento e aperfeiçoamento dos fiscais. Além disso, abrimos para a comunidade para aprofundar os debates e enriquecer ainda mais o evento", explica a fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar Suzana Carvalho.
No primeiro dia o tema foi debatido com representantes da Adapar, Ministério Público, Secretaria de Estado da Saúde, Faep e empresários da área de segurança do trabalho.
As abordagens foram sobre o panorama do uso de agrotóxicos no Paraná, a certificação de propriedades, responsabilidade civil e penal, agrotóxicos na saúde pública, uso de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores rurais e procedimentos legais para culturas com suporte fitossanitário insuficiente e o incremento de produtos biológicos.
A programação desta quinta-feira (23) segue com mais apresentações técnicas de representantes da Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, instituições de ensino superior, Polícia Federal, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários e do setor cooperativista sobre equipamentos, venda, eficácia, legislação e tecnologias. (Foto: Pedro Sarolli)