Censo empresarial vai definir ações para revitalizar o centro de Cascavel
Um levantamento que será iniciado nos próximos dias irá levantar quantas são, em que áreas atuam e outras informações necessárias a fazer um detalhado raio-x das empresas instaladas no quadrilátero formado pelo espaço entre as ruas Paraná e Rio Grande do Sul e Barão do Cerro Azul e Sete de Setembro. Esse estudo irá embasar ações a serem desenvolvidas dentro do Projeto de Revitalização do Centro de Cascavel, destinado a se obter um uso mais racional desse espaço nobre da cidade.
Questionário e estratégias desse censo empresarial foram definidos em reunião da Governança composta por representantes de todas as entidades representativas do comércio e durante a qual foram apresentados os resultados de uma pesquisa com cerca de 600 estabelecimentos comerciais realizada pelo Sebrae em parceria com a Fecomércio e que levantou 19 itens relacionados, por exemplo, a infraestrutura, mobilidade, meio ambiente e limpeza.
SEGURANÇA
As pessoas consultadas deram nota média de 6,42 para a região central de Cascavel, o que significa que há muito por ser melhorado. A falta de uma segurança adequada foi um dos maiores problemas apontados pelos entrevistados, que manifestaram grande preocupação com o crescente número de furtos e roubos ao comércio da região e sua clientela.
"Nossa área central se traduz num grande shopping aberto, que atrai pessoas de todos os bairros da cidade e dos municípios da região Oeste, e precisa estar bem cuidado. Já avançamos em questões de segurança, com implantação do DIS e de um módulo policial na entrada, e vamos colocar uma dupla de guardas municipais para circular no calçadão. Mas também estamos preocupados com as questões sanitárias e de acessibilidade, nas quais estamos fazendo as adaptações necessárias", disse o prefeito Leonaldo Paranhos, que também participou da reunião da Governança. (Foto: Secom)