Inércia do governo incentiva invasões de terra, diz a Faep
O Sistema Faep/Senar-PR se manifestou nesta terça-feira (16) condenando mais uma invasão de propriedade rural no município de Guaíra, na região Oeste, ocorrida no dia anterior. Segundo a imprensa local, a área foi invadida por 30 indígenas. "No local, produtores rurais sofreram violência por parte dos invasores, sendo que o Samu precisou ser acionado para prestar socorro", diz a entidade.
"Mais uma vez, a região Oeste do Paraná é palco de invasões de terra. O local tem sido alvo frequente de indígenas invadindo propriedades rurais privadas. No começo do mês de julho, uma propriedade rural no município de Terra Roxa foi invadida por indígenas", continua a nota.
"O Sistema Faep/Senar-PR ressalta que a passividade do poder público em controlar as invasões tem servido de incentivo para que novos grupos se formem e tentem formar acampamentos. Ainda, a entidade pede que o Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas devem ser limitadas à data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988) seja cumprido, para que os produtores rurais tenham segurança jurídica", conclui o texto.
SEGURANÇA REFORÇADA
Sobre a área invadida em Terra Roxa, o secretário estadual da Segurança, Hudson Leôncio Teixeira, estará na cidade nesta quarta-feira (17) para anunciar um reforço no policiamento. Ele se reunirá com representantes da Funai, Incra, Justiça Federal, Polícia Federal, Batalhão de Fronteira, Prefeitura de Terra Roxa, Ministério Público, sociedade civil e outros órgãos que estão debruçados na questão. Nesta terça houve um protesto solicitando o fim da invasão da fazenda.