PR terá cinco polos de escola de negócios. Um será em Cascavel
"Muitas empresas estão vindo para o Paraná, com negócios diferentes, especialmente ligados à inovação. São companhias que acreditam no nosso Estado e se sentem seguras para fazer seus investimentos pensando no longo prazo", declarou o governador em exercício Darci Piana ao enaltecer a chegada ao Estado da ESPM, escola superior que é referência em marketing e negócios.
"A economia paranaense está muito pujante e nós precisamos preparar os jovens, os executivos e talentos locais para a nova economia e para as mudanças que estão acontecendo", acrescentou o empresário Zaki Akel Sobrinho, parceiro da ESPM, que irá implantar polos em cinco cidades paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.
A escolha do Paraná para a expansão da atuação acadêmica da ESPM se baseou em um mapeamento feito pela instituição, que apontou o Estado como uma praça promissora em diferentes áreas. Em 2023, o PIB paranaense cresceu o dobro da média nacional, com um avanço de 5,8%, e boa parte disso se deve justamente ao bom ambiente de negócios, que tem atraído investimentos privados em todas as regiões.
COMO FUNCIONA
A ESPM oferece cursos de pós-graduação, atualização e extensão para estudantes e profissionais que queiram se atualizar ou prosperar na carreira, com foco principalmente nas áreas de agronegócio, marketing, branding, comunicação, negócios e inovação.
Ela vai iniciar sua atuação no Estado com três cursos de curta duração e com um master. Os cursos de extensão serão presenciais, em Curitiba, com as temáticas de Inteligência Artificial Total, Inovação Ágil e Gestão de Trade Marketing. Já o curso de pós-graduação será em Business, Marketing e Inovação, ofertado em modelo híbrido.
Nos polos pelo Interior do Estado, os cursos ofertados serão definidos conforme a vocação de cada região. "Em Cascavel, por exemplo, o que nos pediram é algo relacionado a marketing voltado para o agronegócio. Em Ponta Grossa há um interesse maior para o varejo. Então vamos formular uma programação conforme o interesse de cada região", explicou Akel Sobrinho.
A ESPM é uma escola de negócios focada nas áreas de comunicação, marketing, consumo, administração, economia criativa e tecnologia e tem, no Brasil todo, mais de 12 mil alunos de graduação e pós-graduação, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, além de unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia e Salvador. (Foto: Ari Dias/AENPR)