Pão de forma pode até fazer você se dar mal no teste do bafômetro
Tão tradicionais que já estão no mercado há várias décadas, as marcas Bauduco, Visconti e Wickbold estão no centro da polêmica da semana no Brasil. Isso ocorreu depois que a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor anunciou o resultado de testes laboratoriais revelando que os pães de forma dessas marcas possuem, em sua composição, uma quantidade de álcool que pode contribuir para o desenvolvimento da síndrome alcoólica fetal e até mesmo fazer com que o consumidor se dê mal uma vez parado no trânsito e obrigado a se submeter ao teste do bafômetro.
A pesquisa avaliou as dez marcas de pães de forma mais vendidas e outras três também apresentaram o mesmo problema, embora em menor intensidade. De acordo com o estudo, se esses pães fossem bebidas, 60% das marcas analisadas apresentariam teor alcoólico suficiente para infringir a legislação de trânsito e dar a maior dor de cabeça ao consumidor/condutor. E nos três principais casos, apenas duas fatias seriam suficientes para fazer com que a pessoa extrapolasse o limite de álcool aceito para quem dirige.
Diante da descoberta, a associação já encaminhou pedido de providências junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas as empresas citadas asseguram que seus produtos seguem rigorosamente os protocolos de segurança e qualidade e que não abusam do álcool (fruto da fermentação da massa) para garantir a conservação do produto por mais tempo. (Foto: Divulgação PRF)