Quando o país não é sério
Em um país minimamente sério, a condenação colegiada de um político deveria ensejar a cassação imediata de seu mandato. Mas esse, definitivamente, não é o caso do Brasil, como restou provado uma vez mais na decisão desta quarta-feira (22) da mesa diretora da Câmara de declarar a perda do mandato de Paulo Maluf. Condenado pelo STF pelo crime de lavagem de dinheiro, Maluf, hoje com 86 anos, começou a cumprir pena de 7 anos e 9 meses ainda em dezembro do ano passado no Complexo da Papuda, em Brasília, e em março deste ano, por conta de seu estado de saúde, foi autorizado pelo ministro Dias Toffoli a cumprir prisão domiciliar. Também em março o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, determinou seu afastamento e deu posse ao suplente Junji Abe, que agora deverá ser efetivado na vaga. Até então, no entanto, mesmo preso Maluf vinha recebendo religiosamente o salário de deputado, como ocorreu com outros parlamentares que também estiveram temporariamente atrás das grades ao longo do atual legislatura.
Lixo real e...
A campanha eleitoral mal começou e já é possível observar algumas situações derivadas da disputa política por todo o Brasil. Na televisão, os debates já fazem parte da programação de alguns canais e na internet a busca do voto está a todo vapor, mas nas ruas constata-se um velho e desagradável hábito: os famigerados "santinhos" esparramados pelo chão.
...campanha virtual
Na esperança de evitar as toneladas de lixo habituais desta época, o deputado federal paranaense Sérgio Souza sugere aos políticos em geral que usem mais as redes sociais. "O custo de uma campanha impressa é alto. O futuro começou a chegar. Cada vez mais vamos usar os meios eletrônicos para debates e exposição de ideias. E quem ganha com isso é o meio ambiente e as novas gerações", observa ele.
Alvaro Dias...
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira mostrou Alvaro Dias uma vez mais com classificação intermediária na corrida ao Palácio do Planalto. Um dado observado por poucos, no entanto, mostra que o único candidato paranaense à sucessão de Michel Temer está longe de poder já ser considerado carta fora do baralho nessa disputa.
...segue vivo
Se de um lado oscila entre a 5ª e a 6ª colocação entre os 13 candidatos, Alvaro aparece como melhor colocado no quesito rejeição. Apenas 16% dos mais de 8.400 eleitores ouvidos pelo Datafolha disseram que não votam nele de jeito nenhum. Trata-se de um índice bem mais favorável que os de Bolsonaro (39%), Lula (34%), Alckmin (26%), Marina Silva (25%) e Ciro Gomes (23%).
PDT convoca
O PDT de Cascavel está usando as redes sociais para convocar os filiados para o encontro regional que realizará no domingo (26), a partir das 10 horas, na Asservel (Associação dos Servidores Municipais de Cascavel). Além de André Bueno e outros candidatos da sigla a deputado estadual e federal, estarão presentes o candidato a governador João Arruda e os candidatos a senador Roberto Requião e Nelton Friedrich.
Ação inócua
O pedido para afastar Serginho Ribeiro da Comissão Processante que irá elaborar o parecer sobre o pedido de cassação de Fernando Hallberg não é algo para ser levado a sério. O simples fato de ele ter votado contra a abertura do processo não é justificativa plausível para tanto. Sem contar que Serginho vem tendo uma conduta exemplar na Câmara de Cascavel.
* Pílulas
* O vereador Fernando Hallberg mandou hoje um recado à imprensa: disse que só vai se manifestar sobre o processo de cassação de seu mandato quando for chamado a depor na Comissão Processante. * Já o vereador Paulo Porto, cuja mulher é uma das principais "cabeças" da Unioeste, perdeu uma boa oportunidade de ficar calado ao atacar os críticos da atual gestão da universidade. * Vai só até amanhã (quinta-feira) o prazo para solicitação do voto em trânsito, que só poderá ser realizado em capitais e cidades com mais de 100 mil eleitores. * Em todo o Paraná, pouco mais de 225 mil eleitores tiveram os locais de votação alterados pelo TRE, que para este ano agregou 371 sessões eleitorais e criou outras 969. * Indícios de irregularidades levaram o TCE-PR a suspender a licitação aberta pela Prefeitura de Foz do Iguaçu para contratação de uma agência de publicidade. * Já foi aprovado pela CCJ da Assembleia Legislativa o projeto do governo estadual autorizando a construção de novas hidrelétricas nos rios Melissa e Marrecas, nos municípios de Nova Aurora e Turvo. * O MP pediu a impugnação das candidaturas do ex-governador Beto Richa e dos deputados Ricardo Barros e Nereu Moura. Pediu, mas...