ANTT acata sugestões da Fiep e altera regras do novo pedágio
Os quatro lotes do novo pedágio que ainda serão leiloados, incluído o que envolve as duas principais rodovias das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná (BRs-277 e 163), seguirão regras um pouco diferentes dos que já foram privatizados. Isso ocorrerá porque a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) decidiu acatar quatro das seis sugestões feitas a ela em junho deste ano pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Veja a seguir o que será alterado:
Início da cobrança: nos lotes já leiloados, as empresas começaram a cobrar a tarifa imediatamente, logo depois de reformarem as praças e comprovarem capacidade para atendimento médico e mecânico. Nos novos lotes, a cobrança só começará depois de o asfalto e a sinalização estarem em perfeitas condições nos trechos mais críticos e perigosos.
Wi-fi: pelos contratos já assinados, as concessionárias devem oferecer internet apenas para comunicação com ela própria, para pedidos de socorro e apresentação de reclamações e sugestões. Nos futuros contratos, será exigido sinal de wi-fi 4G para toda extensão das rodovias.
Fiscalização: os dois primeiros contratos atribuem à ANTT a fiscalização do pedágio. Nos novos, isso será feito por uma comissão tripartite formada por representantes do governo, das concessionárias e dos usuários para assegurar que as obras sejam executadas e entregues dentro do prazo.
Filas nas cabines: Com as novas regras, em caso de filas nas cabines de cobrança, as concessionárias terão não só que abrir as cancelas, mas também apresentar alternativas concretas para resolução do problema, inclusive aumentando o número de cabines nas praças onde isso se fizer necessário. (Foto: Divulgação AENPR)