Pioneiro da imprensa é o novo Cidadão Honorário de Cascavel
Mais um pioneiro da imprensa entrou na lista de personalidades agraciadas com o título de Cidadão Honorário de Cascavel. Gaúcho de Passo Fundo e com a maior parte de seus 87 anos de idade dedicados à comunicação, Walter Zimermann recebeu esta merecida homenagem em sessão solene realizada na noite de ontem (3), presidida pelo proponente Professor Santello e prestigiada pelos também vereadores Cidão da Telepar, Beth Leal e Professora Lilliam, além do ex-vereador Paulo Porto, a esposa Neide Zimermann, filhos, netos e amigos.
Walter aportou em Cascavel no início da década de 1980 a convite do amigo e vice-prefeito Adelino Marcon para ser o secretário de Comunicação da gestão Fidelcino Tolentino, função que ocupou por seis anos. Antes disso, havia sido professor municipal em Xanxerê e ingressado no rádio logo depois em Chapecó. De lá, veio inicialmente para o Sudoeste do Paraná, onde contribuiu com a fundação de emissoras de rádio em Francisco Beltrão e Capanema. Nesta última cidade, em 1972 também foi eleito vereador mais votado.
De Cascavel, Walter migrou para a vizinha Céu Azul, onde fundou a rádio local e foi presidente da Associação Comercial. Já aposentado, retornou para Cascavel, foi presidente da Associação dos Jornalistas e realizou dois antigos sonhos: cursar a faculdade de Jornalismo e virar escritor, tendo lançado já três livros.
Sempre ético e combativo, é figura respeitada e admirada em todos os lugares onde morou e trabalhou. (Foto: Marcelino Duarte/CMC)