Saúde mental do professor é tema de seminário municipal
Vivemos dias em que as pessoas aparentam estar constantemente em uma corrida desenfreada, seja na busca pelo sucesso, seja para dar conta das atividades diárias, pois tudo exige celeridade e o tempo parece que fica cada vez mais curto. Diante de tanta correria, muitos não dão a devida atenção à sua saúde mental.
Pensando nisso, a Secretaria de Educação de Cascavel realiza nesta quarta-feira (3) o I Seminário de Saúde Mental da Rede Pública Municipal de Ensino e, concomitantemente, a abertura do curso de qualificação e desenvolvimento pessoal Gestão das Emoções e Saúde Mental 2024, uma ação que promove saúde mental e bem estar dos profissionais da área.
"O Seminário vem como parte integrante do curso de Gestão das Emoções e quando eu e o prefeito Paranhos pensamos neste programa, logo após a pandemia, foi pensando no servidor, no desenvolvimento e na saúde integral dos servidores que fazem parte da Rede Pública Municipal de Ensino", explicou a secretária Marcia Baldini ao abrir o evento.
O vice-prefeito Renato Silva, que é proprietário do Centro Universitário Univel, também esteve presente e enalteceu o programa. "Partindo do princípio de que o ser humano não é um ser completo, nada melhor que um seminário como este, com debates e discussões sobre saúde mental", afirmou.
Pela manhã houve uma mesa-redonda conduzida pelos secretários municipais Marcia Baldini e Miroslau Bailak sobre "Saúde Mental e suas Interfaces entre Educação e Saúde". Na sequência, a médica psiquiatra Rosimeri Lima Tomé ministrou a palestra "Depressão: como enfrentar o maior mal do século", e à tarde acontece a palestra "Cérebro a nosso favor: Neurociência aplicada à Saúde Mental".
GESTÃO DE EMOÇÕES
O seminário também abre o Curso de Gestão das Emoções, que inicia após o período de recesso escolar de julho. Este programa, realizado desde o ano de 2021, já conta com mais de 500 servidores formados. O curso compreende 10 encontros quinzenais, perfazendo uma jornada de 40 horas de formação, que tem o objetivo de desenvolver nos alunos do curso, habilidades para resolução de conflitos, autoconhecimento, autocuidado e relações intra e interpessoais para enfrentar os problemas cotidianos relacionados ao trabalho ou à vida pessoal. (Foto: Secom/PMC)