Turma da Mônica abraça luta contra obesidade infanto-juvenil
A obesidade infantil é um problema grave e que vem crescendo assustadoramente no mundo todo. No Brasil, se de um lado dados demonstram que houve avanços significativos na redução da desnutrição das crianças, de outro os índices de obesidade estão aumentando nesse mesmo público.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 15% das crianças brasileiras que têm entre 5 e 9 anos já estão obesas. E não é só isso: no total, um terço delas ainda não chegaram ao nível de obesidade, mas estão com o peso acima do que seria considerado recomendável.
Para evitar um futuro de adultos obesos, a Frente Parlamentar de Combate e Prevenção à Obesidade Infanto-juvenil, criada pelo deputado Evandro Roman (PSD) em 2017, vai atuar em parceria com a Turma da Mônica por meio de peças publicitárias e cartilhas elucidando os riscos do consumo desequilibrado de sódio, açúcar e outras substâncias.
Atualmente, os personagens de Maurício de Souza já atuam alertando crianças e pais para uma vida saudável com alimentação adequada e prática de exercícios físicos através de gibis e revistas. Na mesma direção caminha a Frente sob o comando de Roman, que é doutor em educação física com foco no desenvolvimento infanto-juvenil.
QUALIDADE DE VIDA
Para Roman é fundamental a união de três fatores: alimentação, exercícios físicos e sono de qualidade. "Nosso objetivo é garantir qualidade de vida. Trazer a Turma da Mônica para uma luta conjunta com o apoio dos órgãos governamentais potencializa o resultando por meio da atuação nas escolas, nas famílias juntamente com as crianças e adolescentes", comemorou.
O gerente editorial e de multimídia na Mauricio de Sousa Produções Ltda, Rodrigo Paiva, acredita no esforço coletivo. "Com a força e união das entidades interessadas é possível fazer um ótimo trabalho que foque não apenas na via legislativa, mas também atuando diretamente na sociedade", comentou ele em reunião com o deputado. (Foto: Assessoria)