Novo PAC prevê construção de Policlínicas em Cascavel e Foz
Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (26) que vai construir duas policlínicas no Paraná, uma em Cascavel e outra em Foz do Iguaçu, como parte do Novo PAC. Ao todo, será feito um investimento de R$ 1,65 bilhão na construção de 55 estruturas mais modernas e bem equipadas. Para cada uma delas será destinado um montante R$ 30 milhões para obras, equipamentos e mobiliário.
Essas Policlínicas Regionais são unidades especializadas de apoio diagnóstico, com serviços de consultas clínicas, realizadas por equipes médicas e não médicas de especialidades diferentes (definidas com base no perfil epidemiológico da população da região), realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos.
A ideia é que cada uma delas seja um centro integrado de cuidado e resolução que contemplará núcleos de atenção integral às pessoas que requerem acompanhamento especial. Espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de AVC e doenças respiratórias também integram o projeto.
Segundo Mirela Pessatti, arquiteta responsável pela planta, a proposta é que os espaços sejam um centro de integração que concentre todos os procedimentos em um único local, possibilitando que o paciente otimize seu tempo e alcance melhores resultados no tratamento. "Com isso, desafogamos outros pontos de atenção como os hospitais, otimizamos tempo e salvamos mais vidas, agindo em tempo oportuno", explica.
Ainda segundo ela, as policlínicas foram projetadas seguindo parâmetros de sustentabilidade como ventilação e iluminação natural no máximo de ambientes possíveis, método de uso e reuso de água, captação de energia solar, além de priorizar o uso de materiais com pouca necessidade de manutenção, reparos e substituições. Elas terão consultórios e espaços de exames possuirão instalações de dados e lógica para implementação da telessaúde. (Foto: Divulgação Governo Federal)