Em cenário sem Lula, Bolsonaro tem seis pontos de vantagem sobre Marina
Sem a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, que está enquadrado na Lei da Ficha Limpa e deve ter sua candidatura impugnada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Jair Bolsonaro é o primeiro colocado na primeira pesquisa do instituto Datafolha depois do início da campanha presidencial. Sua vantagem para Marina Silva, no entanto, é bem menor que a apontada pelo Ibope.
Jair Bolsonaro (PSL) apareceu com 22%, seguido de Marina Silva (Rede) com 16%, Ciro Gomes (PDT) com 10%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 9%, Alvaro Dias (Podemos) com 4%, Fernando Haddad (PT) com 4%, João Amoêdo (Novo) com 2%, Henrique Meirelles (MDB) com 2%, Vera Lúcia (PSTU) com 1%, Cabo Daciolo (Patriota) com 1%, Guilherme Boulos (PSOL) com 1%, João Goulart Filho (PPL) com 1% e José Maria Eymael (DC) com 0%. Nesse cenário, brancos e nulos somaram 22% e outros 6% não responderam.
O Datafolha ouviu 8.433 eleitores de 313 municípios brasileiros nos dias 20 e 21 e a pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, está registrada no TSE sob o nº BR 04023/2018. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
COM LULA
O Datafolha também pesquisou um cenário com o ex-presidente, que apresentou os seguintes números: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 39%, Jair Bolsonaro (PSL) com 19%, Marina Silva (Rede) com 8%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, Alvaro Dias (Podemos) com 3%, João Amoêdo (Novo) com 2%, Henrique Meirelles (MDB) com 1%, Guilherme Boulos (PSOL) com 1%, Cabo Daciolo (Patriota) com 1%, Vera Lúcia (PSTU) com 1%, João Goulart Filho (PPL) com 0% e José Maria Eymael (DC) com 0%. Brancos e nulos totalizaram 11% e 3% não responderam. (Fotos: Infomoney)