Encontro de líderes celebra união de homens e mulheres do campo
Promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR, o 4º Encontro Regional de Líderes Rurais chegou à terceira semana nesta terça-feira (18), em Medianeira, onde reuniu 289 produtores e produtoras rurais de 24 municípios da região. A iniciativa faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical e tem por objetivo fortalecer a coesão no campo e fomentar o surgimento de novas lideranças. Até agora, sete municípios receberam o encontro, que terá ainda outras quatro edições: amanhã (19) em Pato Branco, dia 25 em Teixeira Soares, dia 26 em Castro e dia 27 em Rio Negro.
Anfitrião do dia, o presidente do Sindicato Rural de Medianeira, Ivonir Lodi, destacou as conquistas obtidas por meio do sistema sindical, que corresponde à atuação coordenada entre sindicatos rurais e o Sistema Faep/Senar-PR. Além disso, enfatizou a importância de se levar qualificação ao campo, contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário paranaense - reconhecido como um dos mais eficientes do País. "Sindicato, às vezes, é uma palavra pejorativa perante alguns órgãos. Mas eu tenho orgulho de pertencer a esse sistema", disse.
O prefeito de Medianeira, Antônio França, enalteceu a missão do produtor rural e apontou a importância do setor estar sempre bem articulado. "Vocês produzem a melhor energia do mundo. A energia que toca a máquina criada por Deus, que somos nós. Essa energia é o alimento que vocês produzem. Isso vocês conseguem na busca constante por inovação, com muita garra e determinação. É claro que é importante apoio e incentivo do poder público, que vocês conseguem a partir da organização. Por isso, esse evento é tão importante", afirmou.
O presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná e do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Luiz Chapla, engrossou o coro, apontando a necessidade do fortalecimento do sistema sindical rural, segundo ele um caminho imprescindível para que o setor agropecuário amplie sua representatividade e tenha suas demandas atendidas nos âmbitos municipal, estadual e federal.
O diretor secretário da Faep, Livaldo Gemin, ressaltou que as ações da entidade são sempre tomadas coletivamente visando o bem do agronegócio como um todo. "Nós crescemos muito e precisamos nos fortalecer cada vez mais. Para isso, precisamos estar juntos", destacou. "Só a partir do nosso fortalecimento como instituição é que vamos conseguir, juntos, enfrentar todas as dificuldades", reforçou o diretor financeiro Paulo Buso.
O vice-presidente Ágide Eduardo Meneguette também conclamou os participantes a se unirem ao sistema sindical, ressaltando que a coesão amplia a força do setor. "O Sistema Faep/Senar-PR é a diferença. Não somos ninguém sozinhos, pois uma andorinha não faz verão, mas nós, unidos, somos uma montanha. Mostramos aos governantes que nosso setor é um dos mais importantes do Brasil, senão o mais importante. Nós seguramos a economia, nós ajudamos nossos municípios não só com impostos, mas com formação de caráter e valores", disse.
Os presentes ao encontro participaram de um jogo, que exemplificava de maneira lúdica como se dá a atuação dos sindicatos rurais, conheceram detalhes do projeto Sindicato e assistiram a uma palestra de Filipe Masetti, conhecido como "Cavaleiro das Américas" desde que se tornou o homem mais jovem e primeiro brasileiro a cruzar a cavalo as três Américas, partindo do Canadá e seguindo até a Argentina. A aventura durou oito anos, se estendeu por 23 mil km e rendeu livros e um documentário, podendo em breve virar filme. (Foto: Divulgação)