Desistência sem atestado
"Comunico que por decisão familiar optamos por não participar desta eleição. Agradeço imensamente pelo apoio, confiança. Dizendo que não desistimos de nossos sonhos. Abraço a todos!" Foi com essa nota postada ontem à noite nas redes sociais que Nanci Rafain Andreola tornou pública sua decisão de não mais disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná por Foz do Iguaçu, tomada apenas 15 dias após ter sua candidatura homologada na convenção do PDT. Menos mal que desta vez a vereadora não usou um atestado médico para justificar sua decisão como o fez no ano passado, quando se ausentou das atividades parlamentares para assistir ao Rock in Rio, fato que não só denegriu sua imagem como levou a Justiça a acatar denúncia do Ministério Público contra ela por uso de documento supostamente falso.
O império da...
A imprensa de Curitiba deu ampla divulgação neste início de semana à decisão de uma rede de supermercados de contratar 700 novos funcionários para garantir o funcionamento de quatro novas lojas até início do próximo ano, três na capital e uma região Metropolitana.
...família Beal
A rede se chama Festval e pertence à família Beal, de Cascavel, que começou pequena nas proximidades da Unioeste e hoje tem alguns dos principais supermercados da cidade e já atua há alguns anos na capital. Em tempo: quem dirige a rede em Curitiba é o ex-vereador Carlos Beal.
Reajuste...
O impasse surgido entre o Palácio Iguaçu e a Assembleia Legislativa a partir da decisão da governadora Cida Borghetti de descongelar os salários do funcionalismo público paranaense pode trazer graves consequências para o Estado. O índice linear de 2,76% promulgado ontem pelo presidente da Alep, Ademar Traiano, terá um impacto de R$ 43 milhões ainda neste ano e colocará em xeque o limite prudencial.
...inoportuno
Segundo o Tribunal de Contas, o Executivo comprometeu 46,23% de sua Receita Corrente Líquida em salários no primeiro quadrimestre deste ano, e com esse índice deverá ultrapassar o limite de 49% e, com isso, ficar impedido de conceder novos reajustes, criar cargos e fazer outras alterações que impliquem em aumento de despesa.
Haja fôlego!
Com base eleitoral em nada menos que 192 municípios paranaenses, o deputado federal Evandro Roman desembarcou na madrugada de hoje em Curitiba para gravar o horário eleitoral e já botou o pé na estrada novamente. E do dia 30 em diante ele vai concentrar a campanha basicamente na região Oeste, em especial na cidade de Cascavel.
Mais clareza
Entra governo, sai governo e a Sanepar segue sendo um grande cabide de empregos para apaniguados políticos. Não por acaso os paranaenses pagam tão caro pelos serviços de água e esgoto. Por conta disso, acerta em cheio o deputado cascavelense Marcio Pacheco ao propor lei obrigando o Estado a ouvir a população toda vez que houver a necessidade de majorar as tarifas.
Busão
O transporte coletivo vai monopilizar o debate na Escola de Governo especial que será realizada nesta quarta-feira de manhã, no auditório da Prefeitura de Cascavel. A companhia irá detalhar as alterações de linhas e novos itinerários a serem implantados a partir do próximo dia 1º, quando serão inaugurados os terminais de transbordo Leste e Nordeste. O retorno dos ônibus ao Calçadão, no entanto, levará mais tempo.
Obesidade
As universidades públicas e privadas (mas sem fins lucrativos) do Paraná têm até 16 de setembro para inscrever projetos com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no SUS. Uma chamada pública do Ministério da Saúde destinará até R$ 500 mil para o Estado desenvolver ações de pesquisa, extensão e formação de trabalhadores com esse objetivo.
* Pílulas
* A pesquisa Ibope sobre a eleição para governador do Paraná, a ser divulgada amanhã à noite pela RPC, é aguarda com enorme expectativa. * E dependendo dos números que forem revelados, será inevitável o chamado "efeito manada" tão temido por determinados candidatos, que perderão muitos apoios. * A saída de Lizmari Fontana do cargo que ocupava no governo estadual já estava desenhada há dias. * Afinal, ela era uma das pessoas de confiança da ex-primeira-dama Fernanda Richa da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento. * Os candidatos às eleições deste ano por todo o Brasil, incluindo os 13 que disputam a Presidência da República, terão que detalhar melhor suas declarações de bens ao TSE. * O Tribunal passou a exigir isso depois de voltar atrás em sua decisão de simplificar o processo para ter menos trabalho, coisa que não pegou bem para sua imagem. * A continuidade dos serviços do Samu Oeste está garantida por mais dois anos, período da renovação da qualificação feita ontem pelo Ministério da Saúde. * A partir de hoje e até 7 de outubro, a Assembleia Legislativa do Paraná terá sessões apenas na segunda e na terça para que os deputados possam ter mais tempo para cuidar de suas campanhas.